hatsumode

Dentre as tradições e rituais mais importantes para os japoneses podemos destacar o Hatsumode, o qual é a primeira visita a um Templo budista ou xintoísta durante o Ano Novo. Boa parte dos japoneses preferem comparecer no dia primeiro de janeiro. Outros preferem ir nos dias seguintes após o Ano Novo, até o fim do Oshougatsu (período do ano novo), até para evitar as grandes filas e multidões que se formam nos Santuários e Templos durante essa importante época do ano.

Mas para que os japoneses vão aos Santuários e Templos no Oshougatsu? Simples, para realizar o ritual de agradecimento aos deuses e pedir por sorte, harmonia, felicidade e saúde para o ano novo que vai entrar. Durante o Hatsumode é muito comum ver mulheres e homens em trajes típicos japoneses, como yukata e hakama, porém não é uma regra fixa.

O costume ao visitar um santuário ou templo é arremessar uma moeda e bater palmas três vezes antes de fazer o pedido para dentro de uma grande caixa que fica na entrada dos templos.

Outro costume comum durante o Hatsumode é comprar um oráculo escrito chamado omikuji. Caso a previsão do seu omikuji seja azar, pode-se amarrá-lo em uma árvore nos terrenos do templo, na esperança de que os deuses não permitam que a previsão se torne realidade. O omikuji é bem detalhado, contando o futuro em várias áreas da vida, como negócios e amor, para aquele ano. Muitas vezes um amuleto da sorte vem com o omikuji, quando se compra ele, que acredita-se atrair a sorte e dinheiro.

Tradutor

 
 

Chat Box