akihabara

O nome do bairro significa "campo de folhas de outono" é uma famosa parte da cidade de Tóquio, onde se concentra um dos maiores complexos de lojas de tecnologia do mundo. Localiza-se entre Taito-ku e Chiyoda-ku a cinco minutos de metrô da estação de Tóquio. Além de tecnologia de ponta, Akihabara também é um paraíso de souvenirs otaku.

Inicialmente eram comercializados bens de consumo no bairro, como eletrodomésticos, mas em 1980, com a popularização do Famicon, os jogos dominaram o comércio local. Akiba, como o bairro é chamado por muitos, estabeleceu-se como o local dos eletrônicos com a ascensão dos computadores de uso pessoal.

Todas as manhãs, pontualmente às 8 horas, mais de 150 mil pessoas visitam as suas lojas em busca das últimas novidades em games, eletrônicos, animes, mangas e filmes.

Quem vai a Tóquio não deixa de passar ao menos um dia em Akihabara, o bairro famoso pelas vitrines hi-tech e as milhares de lojas de produtos eletrônicos.

Aparelhos de vídeo, áudio, computadores e videogames de última geração. Tudo chega primeiro no bairro de prédios com letreiros em neon e telões gigantescos de plasma que mais confundem os pedestres e motoristas do que atraem os consumidores, devido à quantidade de propagandas, cores e luzes fortes.

Em Akihabara há lojas de seis, sete, oito e nove andares, especializadas apenas em um tipo de produto, como computadores ou brinquedos. Impossível não encontrar o que procura. E muitas vezes, com excelentes preços.

No local é possível comprar câmeras fotográficas das marcas Canon e Nikon, por exemplo, pagando quase metade do preço praticado no Brasil. Se tiver paciência para caminhar, disposição para subir e descer muitas escadas, o consumidor encontra verdadeiras pechinchas em liquidações, como relógios da marca suíça Swatch, expostos em bancas, como as de lojas dos comércios populares brasileiros.

Várias lojas de eletrônicos de Akihabara são direcionadas ao público estrangeiro. Além de não cobrarem imposto de consumo, as chamadas Duty Free oferecem artigos adaptados para serem usados em outros países e com manuais em várias línguas.

Uma dessas lojas é a Laox Duty Free Akihabara. Ela tem sete andares e vende uma grande variedade de aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e souvenirs do Japão. O atendimento é feito em diversas línguas, inclusive português do Brasil. O cliente pode tirar dúvidas importantes, como a voltagem do aparelho ou assistência técnica em seu país.

As grandes atrações em Akihabara são os robôs ultramodernos. Na loja Tsukumo Robot Okoku há modelos surpreendentes e assustadores. As máquinas à venda não são apenas brinquedinhos sofisticados que reproduzem movimentos parecidos com os dos seres humanos. Eles têm avanços tecnológicos de arrepiar. A Tsukumo Robot Okoku faz demonstrações diárias de alguns dos robôs de última geração. A loja também vende tudo para se montar um robô, de manuais a peças e ferramentas.

avenida chuo dori

Aos domingos e feriados, a partir das 12:00h, a Avenida Chuo Dori é fechada para os veículos. Ela vira um amplo calçadão para shows e também palco para os jovens apresentarem seus cosplays como personagens de anime, manga e filmes, os quais ficam posando para fotografias com os visitantes e amigos que ali se encontram.

Uma loja que representa bem essa nova tendência no é a Kotobukiya. Os seus produtos são bonequinhos e miniaturas de personagens de histórias em quadrinhos, filmes, animações e videogames. No local é possível encontrar colecionadores de vários países.

Tradutor

 
 

Chat Box