genkan

Os japoneses têm o costume de tirar os sapatos logo que entram em casa e nas casas alheias. Os sapatos são permitidos apenas nas entradas das casas, numa área chamada Genkan (hall de entrada). O Genkan localiza-se sempre um degrau abaixo da entrada principal da casa. É a área de entrada tradicional para casas e prédios japoneses constituída de uma varanda, ou uma sala, com um tapete onde se deve retirar os sapatos.

Curiosidades:

  • Boas maneiras: Após tirar os sapatos e subir esse degrau, é costume virar os sapatos, deixando as pontas voltadas para o lado oposto do degrau, ou seja, voltados para a saída.

Caso a visita seja feita por muitas pessoas, como uma reunião ou festa, sempre tome o cuidado para deixar os sapatos arrumados, de forma que não atrapalhe a entrada e saída de outras pessoas.

  • Motivo para se tirar os sapatos: O primeiro é por uma questão de limpeza da casa. Uma casa com um chão limpo é sempre agradável. A ideia básica é proteger o interior da casa de contaminação trazida de fora. Mas não é só “higiene física”. Também podemos falar de “higiene espiritual”. Quando você tira os sapatos, você se liberta de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na “genkan”, você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu Lar, os japoneses são muito ligados a superstições.

Os japoneses têm uma forma muito profunda de compreensão da diferença entre os espaços. O genkan é uma espécie de pós-posto de fronteira entre o mundo exterior e o santuário da casa. Mesmo quando entrar em sua própria casa (uchi, o que significa dentro), o ato de tirar os sapatos é um símbolo de abandonar as preocupações e problemas, bem como a sujeira do mundo exterior (soto).

  • Surippas (chinelos): Normalmente o anfitrião oferecerá um par chinelos para visitas (Surippa), para serem usados nas áreas sem tatami. Nas áreas de tatami, devemos ficar descalços. Na saída, ao colocar nosso sapato, também devemos arrumar os chinelos de visita.

Se ao utilizar o banheiro, encontrar um par de chinelos, deverá deixar o par que está usando no momento, fora, e entrar utilizando o chinelo especial para uso no banheiro (toilet surippa). Após o uso, deixe no banheiro mesmo, não se deve confundir usando-os nos outros cômodos da casa. É extremamente ruim, por exemplo, entrar novamente na sala principal de uma casa usando chinelos que pisaram em locais sujos.

Tradutor

 
 

Chat Box