white day

O Japão é um país privilegiado, já que possui dois Dias dos Namorados, o "Valentine's Day", no dia 14 de fevereiro e o "White Day", comemorado no dia 14 de março. No Valentine's Day, o costume é as mulheres presentearem os homens com chocolate. Já no White Day (Dia Branco), é a vez dos homens retribuírem, dando às mulheres, chocolate branco, cookies ou doces com marshmallow.

Caso a presenteada seja a mulher amada, os homens podem dar outros tipos de presentes como roupas, lingerie ou até joias. O White Day é uma data inventada por uma fábrica de marshmallow no Japão em 1978, o qual era conhecido originariamente como o "Dia do Marshmallow". Somente depois de alguns anos, resolveram mudar o nome do evento para "White Day".

chocolateA cada ano, essa data se torna cada vez mais popular entre os japoneses, tanto que já se expandiu para outros países da Ásia como Coreia do Sul, Taiwan e China. E apesar de ser Dia Branco, você não precisa dar chocolate ou doces brancos. Chocolates escuros (ao leite) e cookies diversos e coloridos são permitidos sem problema.

Durante o White Day, as prateleiras das lojas especializadas ficam repletas de chocolates e doces e assim como o Valentine's Day, existem vários tipos de chocolates e doces que devem ser dado conforme o grau de relação com a pessoa a ser presenteada.

Os principais são:

Honmei-Choco (chocolate do amor) estes são dados para as namoradas ou paqueras.

Giri-Choco (chocolate de cortesia) chocolate para as colegas de trabalho, clientes ou com quem temos apenas obrigação social.

Tomo-Choco (chocolate de amigo) esse doce deve ser dado apenas para as amigas próximas.

Family-Choco (Chocolate da Família) que são dados para os parentes do sexo feminino.

No Japão, o hábito de retribuir chocolates no Valentine's Day e White Day já faz parte da cultura e é tido como uma obrigação social. Não participar da troca de chocolates, pode ser interpretado como deselegância pelos japoneses.

Outra regrinha do White Day é o "Sanbai-Gaeshi" que significa "Triplo Retorno", ou seja, os homens devem dar um presente que vale três vezes mais o valor do presente que receberam um mês antes no Valentine's Day. Injusto? Para muitos pode ser... mas...

Talvez isso seja reflexo dos homens ganharem mais do que as mulheres, em termos salariais. Enfim, embora seja uma data estritamente comercial, o White Day já se enraizou no coração da população japonesa e se tornou o Dia especial do amor.

Tradutor

 
 

Chat Box