tofu

Alimento produzido através do leite retirado dos feijões de soja moídos. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e se apresenta sob a forma de um cubo branco. É originário da China, porém se tornou mais popular na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja é muito similar ao do queijo fabricado a partir de leite, tendo também a mesma consistência. É por isso também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave, e por isso é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática o tofu é usado em vários tipos de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes, ou fermentado como pickles, etc. Nutricionalmente tem um conteúdo proteico muito rico e por isso é usado no Ocidente como substituto da carne por vegetarianos.

Benefícios do Tofu

Consumido há mais de 2.000 anos pelos orientais, possui os sais minerais sob medida para o corpo humano e traz inúmeros benefícios contra os problemas arteriais.

O Tofú é uma excelente fonte de cálcio, um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes. É também rico em outros minerais, como o ferro, o fósforo e o sódio e, ainda, em vitaminas do complexo B e vitamina E.

Pesquisas científicas revelam que esse poderoso alimento pode beneficiar o organismo nos casos de colesterol, câncer, osteoporose e ainda, para as mulheres, ajudará a amenizar os problemas acarretados pela menopausa.

Tradutor

 
 

Chat Box