takoyaki

O takoyaki é um dos pratos da culinária japonesa que pode ser preparado em casa e também ser consumido como fast-food.

O takoyaki (bolinho assado de polvo) e tornou-se tão popular, que hoje é considerado um prato representativo do país. A massa do bolinho é feita com farinha, água, ovos, caldo (dashi) e temperos, que, depois de colocados numa chapa especial de ferro com cebolinha picada, Beni-shooga (gengibre vermelho em conserva) e camarões pequenos. Para virar os bolinhos, utiliza-se um palito de metal, o objectivo é que eles fiquem crocantes por fora e cremosos por dentro. Para finalizar, os bolinhos assados são cobertos com um molho especial (takoyaki sauce), aonori (alga nori verde) e maionese.

Embora o takoyaki possa ser facilmente preparado em casa, normalmente ele é consumido nas ruas, como fast-food. É mais popular na região de Kansai (Osaka, Kobe, Kyoto, etc.), é também muito apreciado em todo o Japão e até mesmo a nível internacional.

O takoyaki surgiu no Japão por causa dos doces à base de farinha de trigo e água trazidos da China e introduzidos no Japão durante a Era Nara (século VIII), os quais eram restritos apenas à elite. O funoyaki foi o pioneiro das iguarias preparadas com massa de farinha de trigo e água assados na chapa. Era uma espécie de crepe recheado e enrolado, criado inicialmente por Sen-no-Rikyu (1522-1591) para acompanhar a cerimônia do chá.

Tradutor

 
 

Chat Box