sushi

O prato mais famoso da culinária japonesa. Sua origem é milenar e, assim como nossa carne-seca, nasceu da necessidade de armazenar peixe em épocas em que não havia geladeiras.

Antigamente, no Japão, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Por volta do século XIV, os japoneses, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o namanarizushi, que originou os tipos de sushi conhecidos na atualidade.

O sushi tradicionalmente é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe, frutos do mar, vegetais, frutas ou até mesmo ovo.

O sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.

Nunca separe o peixe do arroz de sushi para passá-lo no molho shoyu, é considerada uma tremenda falta de respeito com o sushiman. Procure nunca fazer isso ao comer sushi, pois é o mesmo que simplesmente "desmontar" a iguaria preparada pelo profissional com sua técnica apurada por todos os seus anos de estudo e prática.

  • Wasabi: é um tempero em pasta utilizado na culinária japonesa, feito da planta wasabia japonica sendo cultivado nos frescos planaltos de Amagi, na península de Izu, Shizuoka, Hotaka e Nagano. A Wasabia japônica pertence à família das Brassicaceae, e é conhecida também como raiz-forte japonesa ou wasábia.

  • Sushiman: é o profissional da gastronomia especializado nas técnicas de preparo de pratos de sushi, sashimi e outros pratos tradicionais da culinária japonesa.

Tradutor

 
 

Chat Box