sashimi

O sashimi é uma iguaria tradicional da gastronomia japonesa. Seus ingredientes essenciais são as carnes de peixe e os frutos do mar, ambos sempre frescos, cortados em pequenas fatias e levados à mesa com molhos geralmente o shoyu, pasta de wasabi, e condimentos como gengibre ralado, ponzu e molho de limão.

Ele pode acompanhar pratos como o shiso, uma planta oficialmente conhecida como "perilla", e raiz de daikon, uma modalidade de rabanete comum na Ásia, cortada em pedaços. Em refeições mais sofisticadas o sashimi é servido primeiro, para que seu paladar não sofra a interferência de outros elementos gastronômicos. Há uma intensa simbologia neste gesto, pois reflete o gosto cultural do Japão pela delicadeza.

Este prato pode também ser o mais significativo do banquete, quando então é complementado com arroz e missoshiro (uma sopa de missô), ambos servidos em receptáculos diferentes. Normalmente a carne de peixe mais amplamente empregada no preparo desta iguaria é o atum, seguido de perto pelo salmão e o peixe branco.

A expressão "sashimi" tem o sentido de "carne perfurada" (perfurado "sashi" e carne "mi"), seu significado procede do hábito gastronômico de fixar o rabo e a barbatana do animal marinho aos pedaços cortados, com o objetivo de realizar sua identificação. Outros estudiosos afirmam que este termo pode estar associado à técnica convencional de pesca dos japoneses.

Tradutor

 
 

Chat Box