parfaitA maneira correta de se pronunciar é (Parfe), que significa (Perfeito), e é um doce gelado com frutas, inventado pelo Frances François Vatel em 1631.

Apesar de pertencer à culinária Francesa, o parfait ganhou muita popularidade através dos japoneses, onde o doce se tornou uma das sobremesas mais populares do país.

A população japonesa adora sorvete, o que levou o parfait a se destacar como a comida oficial do verão. É possível encontrar os parfaits como sobremesa em cafés e restaurantes familiares, onde os mesmos podem ser encontrados em formatos simples e trabalhados. Para os japoneses preparar um parfait é trabalhar com arte, já que para eles a hora da sobremesa é um momento ideal para se apreciar um doce.

Podemos comparar o parfait com a banana-split que temos no Brasil, porém no Japão o doce é muito bem trabalhado e detalhado, dando-lhe uma aparência que atrai a atenção do consumidor, principalmente por não ser um alimento saudável, se consumido em excesso.

Parfait são geralmente servidos em copos altos e consistem em camadas de sorvete, acompanhado de chantilly, iogurte, frutas (variadas), chocolate e gelatina. Muitos lugares também incluem uma ou várias camada de cereais, tais como flocos de milho ou arroz e cookies (biscoitos).

Existem vários tamanhos de parfait para consumo, como os individuais, para duas ou três pessoas e os colossais para alimentar um grupo de amigos. O doce pode ser consumido em diversas ocasiões seja ela em aniversários, sair com os amigos ou ate mesmo para comemorar a vitoria do seu time de futebol favorito.

Curiosidade:

No Japão os amigos que se reúnem para apreciar um parfait gigante tem o costume de tirar uma foto do copo vazio para provar que conseguiram comer todo o sorvete. Alguns estabelecimentos constroem murais para publicar as fotos.

Cuidado, devido à higiene as pessoas não comem todas no mesmo recipiente, cada uma pega um pouco e põe no seu prato. Apenas casais (namorados), mães e filhos e amigas muito próximas compartilham direto do copo.

Tradutor

 
 

Chat Box