ramune

Ramune ou Lamune é o nome de uma linha de bebida gasosas não alcoólicas do tipo soda limonada fabricadas no Japão.

Ao longo dos anos, Ramune tornou-se um dos símbolos do verão japonês, sendo bastante consumida em festivais e nos dias e noites quentes pelo seu sabor refrescante. A bebida é muito popular e pode ser reconhecida facilmente pelo formato de sua garrafa, que possui um gargalo Codd, assim chamado por causa de seu inventor, Hiram Codd.

As garrafas são feitas de vidro e fechadas com uma pequena esfera do mesmo material (como uma bolinha de gude), que permanece tampando firmemente a garrafa por causa da pressão do gás carbônico da bebida. Para abri-la, é fornecido um dispositivo de plástico para empurrar a bolinha para dentro. Existem ainda versões em lata, garrafas de aço inoxidável e garrafas plásticas.

No Brasil, Ramune pode ser encontrada em algun estados como em São Paulo, no bairro da Liberdade, ou em lojas de produtos orientais. Desde sua introdução, a bebida passou por uma série de altos e baixos em sua popularidade.

Apesar do formato singular da garrafa, o sabor da Ramune original é relativamente comum, assemelhando-se a outros tipos de soda limonada. Mais tarde, porém, devido à competição com outras marcas de refrigerantes, a bebida passou a apresentar uma maior variedade de sabores de frutas, tais como abacaxi, framboesa, kiwi, laranja, lichia, manga, melão, mikan, morango, pêssego e alguns mais exóticos, como tofu, berinjela, blue hawaii, cebola, chá verde, chá oolong, curry, kimchi, rapadura, takoyaki e wasabi.

Curiosidade do Ramune:

Quando a garrafa é aberta, uma bola de gude cai para dentro e não sai mais, já ao beber o suco, a esfera emite um som agradável ao bater no vidro da garrafa.

Existem alguns sabores raros, os quais só é possível encontrar em algumas provincias do Japão.

Tradutor

 
 

Chat Box