rpg banner

Role Playing Game, também conhecido como RPG (em português: "jogo de interpretação de personagens), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar com base na história elaborada.

Os RPGs são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos como os de tabuleiro, cartas, esportes ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPGs agradam porque eles alimentam a imaginação, sem limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

No teatro, os atores decoram seu script - conjunto de ações, gestos, falas, e interpretam seus personagens de ficção, seguindo o enredo pré-definido pelo autor. Em um jogo de RPG, as pessoas tomam decisões limitadas pelas regras, para ultrapassar desafios, ser melhor do que seus adversários e vencer o jogo. Quando se une o que há de melhor nesses dois universos, temos o RPG.

Uma partida de RPG consiste, basicamente, em um grupo de pessoas, onde uma delas assumirá o papel de "narrador" (mestre), já os demais, serão os jogadores. Para enriquecer a partida e de fundamental importância utilizar livros que ajudem o narrador a criar aventuras, desafios e estabelecer regras novas.

Tradutor

 
 

Chat Box