museu emilio goeldi

É a mais antiga instituição pesquisa na região amazônica, localizado em Belém, capital do estado do Pará, cujas atividades se concentram no estudo científico dos sistemas naturais e culturais da Amazônia, assim como na difusão de conhecimentos e coleções relacionadas à região. É reconhecido mundialmente como uma das mais importantes instituições de investigação científica sobre a Amazônia brasileira.

Acesse o site do museu no link: www.museu-goeldi.br

História do Museu

Fundado em 1866, por iniciativas intelectuais interessados em estudar a flora e fauna da região. O local teve um importante papel no desenvolvimento das Ciências Naturais no Brasil no século XIX. Ao longo da sua história, passou por várias fases, mas sempre atraindo a atenção de cientistas, pelo trabalho pioneiro que desenvolve na Amazônia e pelo acervo que possui. Em 25 de março de 1871, o Museu Paraense foi instalado oficialmente pelo Governo do Estado, e Domingos Soares Ferreira Penna foi nomeado como seu primeiro diretor. Podemos citar duas fases que lhe deram prestígio:

  • A fase Emílio Goeldi (1895-1921), com vasta produção científica, amparada pelos lucros do auge do Ciclo da Borracha na região.

  • A fase de Carlos Estevão de Oliveira (1930-1945), apoiada pelo então intendente Joaquim Cardoso de Magalhães Barata, que possibilitou grande avanço na pesquisa aplicada sobre animais silvestres e piscicultura, tornando-a de conhecimento público.

Tradutor

 
 

Chat Box