basílica de nazaré

Situada no bairro de Nazaré, em Belém, a igreja foi construída pelos padres Barnabitas, no início do século XX, com a ajuda do povo do Pará. Foi inspirada na Basílica de São Paulo, em Roma. Foi erguida em 1852 no mesmo lugar onde estava a árvore em que foi achada a imagem da Santa pelo Caboclo Plácido na cidade de Belém do Pará. Durante o Círio de Nazaré a imagem da Santa sai da Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé) e segue em procissão até a Basílica Santuário em Nazaré. No dia 31 de maio de 2006, a Basílica de nossa senhora de Nazaré recebeu do vaticano o titulo de Santuário.

O centro desta grandiosa Basílica Santuário é o altar onde está a Virgem de Nazaré. Para lá tudo converge e é de lá que se irradia a fé e a arte deste templo. Os vitrais contam a história da Bíblia e os mosaicos rezam a Salve Rainha, através dos anjos.

Acesse o site da Basílica de Nazaré no link: www.basilicadenazare.com.br

Círio de Nossa Senhora de Nazaré

círio de nazaré

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado, num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus.

No segundo domingo de outubro, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história.

Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém, do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Tradutor

 
 

Chat Box